Viajar é o sonho de muitas pessoas, afinal, quem não quer conhecer novos lugares, culturas e até mesmo fazer umas comprinhas diferentes?
Para que esse sonho se torne realidade, nós precisamos fazer um planejamento, tanto de locais para visitar, quanto a situação financeira. Dúvidas de “quanto de dinheiro devo levar?” “Como não voltar para casa no vermelho” são recorrentes.
Vamos tirar os sonhos do papel e fazer um planejamento financeiro juntos?
- Economize
Comece colocando no papel a sua renda mensal, bem como todos os gastos habituais. Todos, viu? Da conta de luz, até o docinho pós almoço de todo dia.
A partir disso, fica mais fácil analisar os gastos que podem ser reduzidos e começar a guardar dinheiro. Mas aqui vai uma diquinha extra! Nada de guardar dinheiro no cofrinho, hoje em dia há várias opções de investimentos. Assim, enquanto o dia da viagem não chega, seu dinheiro fica rendendo e você terá ainda mais para utilizar.
- Análise dos custos
Começou a guardar dinheiro? Agora precisamos entender os custos da viagem. Bora?
Comece pelos custos de passagem, hospedagem e alimentação. Claro que esses valores não serão os valores totais da viagem, mas já te dão uma boa noção do que você gastará.
Importante também entender qual será o perfil da sua viagem, isto é, mais luxuosa ou mais simples?
Dependendo do destino, o que a gente menos faz é ficar no hotel, não é? Nesse caso, talvez você não precise de um hotel tão luxuoso e nisso, você já consegue economizar bastante.
- Milhas
Hoje em dia tem diversos programas de fidelidade, se você usa cartão de crédito com frequência , é algo muito interessante. Uma vez fazendo parte desses programas, você consegue trocar as milhas por passagem aéreas, por exemplo. Vale super a pena e você consegue economizar ainda mais.
- Dinheiro extra
Nós sabemos que não gastamos só com alimentação em uma viagem, né? Esse dinheiro que você começou a guardar lá no início é importante ter para o caso de emergências e até mesmo para as comprinhas que você com certeza vai querer fazer.
Nós já temos a média de custos com passagem, hospedagem e alimentação, tendo esse dinheiro extra você não evitar de levar contas para o pós viagem.
- Limite nas compras
Mais do que uma viagem, é a realização de um sonho e não é nada incomum a gente pensar “ah, só se vive uma vez, né” e isso nos traz consequências bem caras, como por exemplo, a fatura do cartão de crédito.
Por isso, planejar uma quantia exata para compras te ajuda a manter o controle e não gastar mais do que deveria.
- O retorno da viagem
Viajar é bom, mas voltar para casa é ainda melhor, né?
Mas, quando você retornar de viagem é muito importante rever o planejamento e entender o que deu certo, o que não deu e o que pode melhorar.
Uma vez que você faz isso e entende, fica ainda mais fácil para as próximas viagens e você com certeza, vai acertar ainda mais.
Agora que você já sabe como se planejar para a viagem dos seus sonhos e como economizar ainda mais durante o período em que estiver viajando, é só escolher o destino e começar a economizar!