Como é o clima e a temperatura em Gramado?

19/07/2022

Saiba tudo sobre o clima e a temperatura em Gramado

A temperatura na Serra Gaúcha é a rainha de aprontar. Um dia está um frio de renguear cusco – como dizemos por aqui -; no outro, um calor infernal.

Há, contudo, algumas maneiras de estar bem preparado para reduzir a chance de sofrer com essas oscilações. A primeira dica é escolher bem a estação para viajar:

Verão

• Se tratando de verão, a grande maioria dos dias são quentes. A temperatura vai variar entre os 25 e 30 graus, com predomínio de sol forte. A grande diferença para as demais cidades do Brasil, nesse período, é que, por aqui, a sensação térmica geralmente é menor. Sim, não raro, vemos turistas de casacão e cachecol, ao lado de residentes quase que trajados de banho.

Confira passeios ao ar livre em Gramado e na Serra Gaúcha.

Outono

• Já no outono, o frio começa a aparecer com mais constância e a temperatura, na maioria dos seus dias, pode descer mais para perto dos 12-15 graus. Contudo, ainda há possibilidade de dias verdadeiramente quentes. Não há como cravar.

Inverno

• No inverno, a incidência de dias quentes cai drasticamente e podemos escutar as famosas previsões de neve para a Serra Gaúcha. A temperatura média fica na casa dos 15 graus, mas comumente baixa para a casa dos 5-8 graus. Quem der sorte pode sim acabar vendo as ruas cobertas de floquinhos.

Veja descontos em restaurantes para curtir o inverno em Gramado

Primavera

• A retomada da primavera é muito parecida com o outono. Assim como ele, quanto mais próximo do verão, mais quente; e, quanto mais próximo do inverno, mais frio.

O que torna esse clima praticamente imprevisível é que muito embora essas sejam as características normais, não é incomum termos um dia muito quente no inverno ou um dia muito frio em pleno verão. Ou seja, nossa segunda dica é ficar de olho na previsão do tempo, conforme for chegando o dia da viagem.

Siga a @voppibrasil para mais dicas sobre Gramado, Canela e outros destinos turísticos no Brasil.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.